Como tirar manchas do rosto Guia para Clarear a pele [Atualizado 2019]

Como tirar manchas do rosto e pele – Clarear Manchas escuras do Sol, Acne e Melasma

laranja

A pergunta aqui é simples: Como tirar manchas do rosto e da pele? 

Você já reparou que a hiperpigmentação é um problema cada vez mais frequente entre mulheres e homens de todas as idades?
Seja esse problema em forma de sardas, manchas do sol ou melasma, ele é para muita gente um autêntico pé no saco.
Sorte a nossa que, mais uma vez e sem nunca falhar, a Vitamina C é uma ótima forma de solucionar esse problemão que só queremos ver resolvido.

Então se sofre com algum desses problemas, saiba qual a melhor forma de tratar e prevenir.

Vou explicar tudinho...

Nem todas as manchas são iguais nem têm as mesmas causas.

Manchas Pretas Causadas pelo Sol

Essas manchinhas conseguem ser as mais irritantes viu!

Elas normalmente aparecem devido ao excesso de exposição solar, que podem ser, na maioria dos casos,  relacionadas com a ausência de proteção solar!
Por isso que te digo que não pode esquecer nunca esse fator.

manchas-sol

Manchas da Acne

Em casos menos comuns, as manchinhas também aparecem por causa das variações hormonais, tais como, as manchas de acne e aí já fica um pouquinho mais difícil de controlar.

manchas-acne

Manchas da Gravidez

Estas manchas aparecem, geralmente, por volta dos 6 meses e são de cor marrom e embora sejam mais frequentes na face também podem ser mais salientes nas axilas, virilhas e barriga.
Estas manchas são de maior dimensão e com alguma saliência. 

manchas-gravidez

Mas apesar do seu surgimento ser mais comum na gravidez, elas podem surgir sempre que a mulher apresenta importante alterações hormonais, como pode acontecer na menopausa ou se houver mioma ou ovário policístico, por exemplo.

Melasma

O melasma é um tipo de mancha muito comum, especialmente nas mulheres.
É caracterizado pelo aparecimento de manchas marrons nas bochechas, nariz, testa e zona dos lábios, e apesar de ser menos comum, pode também aparecer no pescoço e nos braços. As manchas são no geral desencadeadas por variações hormonais.

manchas-melasma

Por isso costuma surgir ou piorar na gravidez e  são mais frequentes em peles oleosas e podem piorar com a exposição ao sol e aos raios UV.

No inverno é a melhor altura para dedicar ao seu tratamento intensivo e no verão proteger a sua pele ao máximo do sol!

Como tirar as manchas do rosto e clarear a pele

A boa notícia é que independentemente de suas causas, é possível tratar esse problema com o uso tópico de produtos dermocosméticos clareadores com ativos super benéficos para a saúde da nossa pele. 

Benefícios de sérum de Vitamina C no clareamento da pele

frasco-serum-sobre-citricos

A grande vantagem de utilizar um sérum de Vitamina C, é que para além dele tratar com eficácia o problema, é ainda um produto natural com zero toxinas presentes na sua fórmula.

Mas calma, os benefícios da vitamina C para o clareamento de manchas não ficam por aqui!

Para as pessoas que sofrem de melasma e hiperpigmentação é uma opção ideal, pois vai atenuar as manchas através da inibição da síntese de melanina, a proteína responsável pela produção do pigmento mais escuro de pele.

Para além de ajudar no tratamento de manchas, a vitamina C tem uma poderosa ação antioxidante que vai proteger sua pele dos danos dos radicais livres provenientes do ambiente em contacto com sua pele.

Ácido Kójico

acido-kojico

Este ácido é um derivado natural do cogumelo japonês koji, mas também pode ser obtido através do processo de fermentação do arroz. 

É considerado um poderoso despigmentante natural que atua de forma a bloquear a enzima responsável pela produção de melanina na pele, estimulando a renovação celular, mesmo nas camadas mais profundas da epiderme.

A utilização deste ácido é considerada bastante segura, sendo um dos menos agressivos na pele, destaca-se por não ser fotossensível, ou seja, não mancha a pele se esta for eventualmente exposta à radiação solar. Apesar disso, não deve dispensar do uso de um bom protetor solar para prevenir o aparecimento de mais manchas.

Ácido Glicólico - Tem como tirar manchas da pele sim!

acido-glicolico

Este ácido é classificado como um AHA (alfa hidroxiácido), ou seja, é um composto natural que pode ser encontrado em alimentos, neste caso, na cana-de-açúcar. Tem como principal função a renovação das células da pele, acelerando o processo de eliminação de melanina em excesso.

É a resposta para todos os seus problemas de hiperpigmentação, sem dúvida!

Outros Ativos Clareadores que deve procurar

  • Ácido ferúlico  
  • Niacinamida  
  • Vitamina C 
  • Phe-resorcinol  
  • Ácido tranexâmico 

Rotina diária para clarear as manchas

☼ De manhã:

Passo nº1 - Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ;

Passo nº2 - Use um creme com ativos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C;

Passo nº3 - Aplique uma camada de filtro solar com cor para uniformizar o tom de pele e proteger a região do escurecimento das manchas e formação de novas marcas.

☾ À noite:

Passo nº1 - Remova a maquiagem e todos os resíduos com solução micelar;

Passo nº2 -  Lave o seu rosto com o seu sabonete de preferência;

Passo nº3 -  Antes de dormir, use um tratamento com ativos clareadores.

Melhores produtos clareadores para tirar as manchas no Rosto

Dermage C 20

Um dos séruns do mercado que inclui uma concentração  elevada de Vitamina C pura!
E é por isso mesmo que o mais indicado para atenuar e eliminar de forma mais rápida todo o tipo de manchas.

Não é dificil de perceber né? A sua elevada concentração resulta numa eficácia maior num menor espaço de tempo.
Para além de sua altíssima concentração de Vitamina C, esse sérum contem Ácido Férulico e Vitamina E, antioxidantes fundamentais para a saúde da pele.

Ele foi mesmo desenvolvido para corrigir de forma intensiva os sinais de envelhecimento nas peles mais maduras (falta de colageno), devolver a luminosidade e melhorar de modo geral a saúde da pele.

É uma maravilha antiidade, com uma consistência muito interessante e um acabamento mate que arrasa o coração de qualquer um!

BioAge

Este sérum é sem dúvida um dos meus favoritos! Tem tudo de bom num só produto cosmético.

O sérum de Vitamina C da Bioage é formulado com ingredientes ativos antioxidantes combinados na perfeição para tratar problemas como as rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas: sejam elas do sol ou melasma.

Para além de ser incrível para quem quer tratar sua pele madura, o sérum da Bioage é uma ótima opção para quem sofre de hiperpigmentação. E por que?

Ora pensa comigo! Sendo que esse problema vai piorando com a idade, o seu poderoso concentrado antioxidante ele vai eliminar radicais livres e reparar os danos causados na pele, protegendo-a ainda contra o envelhecimento precoce.

Possui a exclusiva Tecnologia Radiance C, que atua sinergicamente em 8 alvos biológicos para regular e otimizar a aparência da pele, potenciando até 20x a ação da Vitamina C! Incrível, ne?

Se este sérum chamou a sua atenção, e gostaria de adquiri-lo, poderá encontrá-lo aqui e verá que não vai se arrepender

É natural com qualidade profissional e traz cerca de cerca de 30ml.

Neostrata Possivelmente o melhor clareador do mundo

Na sua formulação, diferentes alfa-hidroxiácidos ou AHA são combinados, que juntos conseguem remover efetivamente manchas. Os AHAs são um conjunto de ácidos orgânicos que renovam, esfoliam e hidratam a pele, tanto no rosto como em áreas localizadas do corpo. Seus efeitos benéficos foram demonstrados em inúmeros estudos dermatológicos.

A NeoStrata é líder mundial em produtos com AHA e o Gel Despigmentante Forte contém a AHA:

Ácidos Glicólicos e Ácido Cítrico, um método suave para descamação dermatológica, com resultados visíveis rapidamente na redução de manchas, favorecendo a renovação da pele.

Ácidos Kojico, Ácido fítico e ferúlico, que reduzem a produção de melanina e aumentam o efeito do ácido glicólico.
Além disso, graças ao seu efeito esfoliante, ajuda a retardar o aparecimento de pequenas rugas e linhas de expressão e favorece uma textura suave e limpa na pele.
O agente despigmentante do NeoStrata será o seu aliado para eliminar todas as manchas escuras, tanto no rosto como nas mãos, pescoço ou decote, obtendo uma cor uniforme e natural, proporcionando juventude e luz à sua pele.

Como prevenir o aparecimento de manchas escuras no rosto?

poster-proteção-sol

Há quem diga que a protecção é o melhor remédio. E vai por mim gente, essa é a maior verdade de todas!

Se pensarmos bem, melhor do que conseguir tratar nosso problema de pele, seja ele qual for, é prevenir os sintomas para evitar que ele apareça e estrague nossa lindeza.

Então, o que nós podemos e devemos fazer é utilizar sempre protetor solar ou então outro produtos para o rosto com factor de proteção solar (FPS) adequado ao nosso tipo de pele.

Essa proteção é essencial pois como já falamos antes, a exposição ao sol, é na maior parte das vezes a culpada pelo aparecimento e agravamento das manchas no rosto.

Melhor protetor solar para rosto com manchas à base de Vitamina C

#1 Ivy C UV

Os ingredientes ativos incluídos na fórmula deste do sérum da Ivy C UV o tornam um poderosíssimo aliado no combate à hiperpigmentação!

O Ácido Hialurônico fica com o papel de manter a pele hidratada mesmo nas camadas mais profundas da pele, já o Retinol (também conhecido por Vitamina A) atua na esfoliação da pele, removendo as células mortas, óleos e bactérias presentes no rosto!

Devido à sua textura leve, os ingredientes activos são absorvidos rapidamente pela pele e deixando ela suave, matificada e mais iluminada.

Com o seu factor de proteção solar, é o produto para prevenir o aparecimento de manchinhas na pele! E não se esqueça, a prevenção é mesmo o melhor remédio!

Tratamentos Estéticos

mulher-relaxada

Tratamentos para clarear o rosto

Os tratamentos deste género, normalmente são recomendados para manchas mais escuras ou difíceis de eliminar, e que não responderam bem aos tratamentos anteriores, como pode acontecer com as manchas provocadas por queimadura, limão ou quando a pessoa apresenta muitas manchinhas na pele causadas pelo sol ou pela gravidez. Alguns exemplos destes tratamentos são:

  • Peeling com ácidos: Neste tratamentos são aplicados ácidos na pele durante alguns segundos que depois são removidos com água, e o resultado é a descamação da camada mais superficial da pele. Com isso, o corpo é forçado a produzir uma nova camada de pele, eliminando as manchas e cicatrizes. 
  • Tratamento com laser ou luz pulsada: Deve ser executado por uma profissional e atua sobre os melanócitos, uniformizando o tom da pele.
  • Microdermoabrasão: Consiste numa esfoliação com aparelhos que removem delicadamente a camada mais externa da pele, e são muito úteis para tirar pequenas manchinhas na pele, muito superficiais;
  • Microagulhamento com dermaroller: Um tratamento feito com um rolo cheio de agulhinhas que furam a pele, com a profundidade de 0,3 até 1 milimímetro, o que irá estimular a produção do colágeno e consequentemente, a formação duma nova camada de pele. É uma boa opção para manchas mais profundas e acentuadas e remover as cicatrizes da acne.

Remédio Caseiros

mulher-a-fazer-uma-mascara

Existem algumas opções naturais, que não substituem o tratamento, mas que podem ajudar a atenuar o melasma. Algumas destas opções são:

  • Aplicar Bepantol derma solução nas manchinhas, pois devido à  presença da vitamina B5 e outros princípios ativos da composição, o bepantol pode ajudar a regenerar a pele inflamada e evitar a formação de novas manchas na pele;
  • Usar uma máscara hidratante feito com pepino e iogurte, por exemplo.  Esta combinação promove a regeneração da pele e auxilia no seu clareamento. 
  • Tomar chá de aroeira. Este chá possui propriedades que inibem a tirosinase da pele, ajudando a clarear manchas na pele e evitar o aparecimento de novas;
  • Ter uma alimentação rica em tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará, além de outras frutas, legumes e verduras, pois são ricos em componentes que auxiliam na regeneração da pele, como luteína, licopenos, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamine E e selênio;
  • Evitar exposição a fontes de calor, além do sol, como forno da cozinha, carros estacionados, uso de celulares em excesso, pois contribui para o aumento da pigmentação da pele.

Beijo,
Isabela