Formula Manipulada de Serum Vitamina C Caseiro para o rosto [Receita]

Fórmula Manipulada de Serum Vitamina C Caseiro para o Rosto: Devo Tentar a Receita ?

vitamina c rosto manipulada

As fórmulas manipuladas de serum de vitamina C têm despertado interesse em muita gente ultimamente.

A Vitamina C é um espécie de ingrediente rei no mundo da cosmética. Oferece inúmeros benefícios à saúde da sua pele (mais sobre isso aqui), como aumentar a produção de colágeno, reduzir a hiperpigmentação e ainda nos proteger do raios solares. Representa um papel importantíssimo na manutenção do sistema imunitário! Mas, a pergunta que se destaca é:

“Será que vale a pena pagar por um sérum ou será possível fazer o nosso próprio serum vitamina C manipulado no conforto de casa? Existem perigos associados?"

Se estiver a pensar em experimentar fazer o seu de sérum caseiro de Vitamina C, é muito importante que leia os parágrafos seguintes e descubra os cuidados que tem que ter.

O Sérum de Vitamina C é um magnífico antioxidante que é necessário para o bom desenvolvimento e funcionamento de inúmeras partes do nosso corpo. Se ainda não usa, nem sabe o que está a perder!

A sua fórmula é desenvolvida em laboratório, por profissionais, com os ingredientes ativos numa proporção perfeita, suficiente para ser eficaz mas que não seja demasiado concentrado para provocar queimaduras e irritações na sua pele.

Como deve imaginar para pessoas como nós, que não somos cientistas, tentar replicar a fórmula em casa será muito difícil acertar com as proporções, o que pode afectar a sua eficácia e pode prejudicar a sua pele. 

Tenha em conta que, as fórmulas manipuladas exigem o dobro dos cuidados com metade da eficácia e com o triplo dos riscos comparado com um sérum formulado profissionalmente!

A maioria das receitas que encontramos, dizem para dissolver o ácido ascórbico (vitamina C pura), em formato de pó ou cristais em água. Este processo nem sempre é o melhor pois ao colocar esta mistura no rosto, a Vitamina C  manipulada tem a tendência a voltar a cristalizar impedindo a sua penetração na pele e deixa de ter os seus poderes antioxidantes.

Se for um perito em fazer em casa e se gostar de experimentar, arrisque!

Por isso tanto pela segurança como pela eficácia eu recomendo usar um dos melhores ou o melhor serum de vitamina C do mercado, e explico o porquê  já de seguida.

Formula Manipulada Vs Industrializada: Pros e Cons

industrializado vs manipulado

Muita gente procura soluções manipuladas por uma questão de preço, é verdade.

Outra das razões que levam as pessoas a procurar os seruns manipulados é que elas podem escolher os ingredientes que querem num só produto,

Eu mesma, enquanto cosmetologista, admito que já experimentei fazer alguns séruns com minhas prórpiras receitas. Mas gente, a verdade é que:

Primeiro: Mesmo com a formula perfeita, os seruns manipulados NUNCA funcionam do jeito que os seruns industrializados.

Segundo: Existem já todo o tipo de combinações de formulas industrializadas que resolvem todos os problemas de pele!

Terceiro: O tempo de vida dos séruns caseiros é muito menor! Ou seja, ao final das contas você não está poupando dinheiro com a manipulação, pois dura menos tempo e tem seus riscos.

Último: Não brinque com sua pele. Um sérum mesmo que bem manipulado, pode estragar facilmente e queimar seu rosto.

Para facilitar fiz uma tabela comparativa, mesmo aí em baixo!

Séruns industriais

Pros
Cons
  • Penetração e eficácia determinadas por testes clínicos, logo são conhecidas.
  • Efeitos colaterais conhecidos.
  • Padrão de qualidade não varia.
  • Mais estável  e por isso dura mais tempo;
  • São mais caros que as soluções caseiras e manipuladas.

Séruns Caseiros e Manipulados

Pros
Cons
  • São mais baratos que os seruns industriais.
  • Eficácia é desconhecida e variável.
  • Os efeitos colaterais não são testados nem conhecidos.
  • Muito instáveis, estragam muito rápido.

Conclusão: Se você quer gastar menos dinheiro então opte por um serum manipulado, se você quer tratar sua pele então compre um serum original!

Neste artigo de meu blog eu aconselho onde e como comprar vitamina c para o rosto.

De qualquer jeito eu vou falar agora para você tudinho que tem de saber para fazer seu serum em casa e até lhe dou uma receita.

Deixe por minha conta!

Que cuidados devo ter ao fazer Sérum Caseiro?

perigos da manipulação

A Vitamina C é um dos ingredientes mais complicados de manipular devido a sua sensibilidade e elevada facilidade de oxidação.

Infelizmente a Vitamina C manipulada para o rosto, oxida muito facilmente com o tempo, perdendo assim propriedades, e esse processo é acelerado quando em contacto com a luz ou o ar.

É importante lembrar que a forma como você guarda e conserva o seu sérum tem um grande peso na sua durabilidade.

Antes de entrar no mundo das receitas caseiras convém fazer a sua pesquisa e informar-se bem dos perigos existentes, especialmente quando a fórmula inclui Vitamina C. 

Pode deixar por minha conta que eu vou explicar tudinho pra você.

Controle a Temperatura

Quer que seja no momento que é formulado ou na sua conservação, o serum de Vitamina C manipulado quando está exposto a temperatura altas, perde grande parte das suas propriedades, diminuindo assim a sua eficácia.

Depois de fazer o seu sérum, recomenda-se que a sua conservação seja entre os 5 a 8ºC, portanto pode por no seu frigorífico de modo a manter as suas propriedades estáveis.

Por ser uma fórmula manipulada, a sua validade é muito reduzida mesmo que seja bem conservada, o tempo de vida é no máximo uma semana e depois disso terá que renovar o sérum.

Por ser uma fórmula manipulada, a sua validade é muito reduzida mesmo que seja bem conservada, o tempo de vida é no máximo uma semana e depois disso terá que renovar o sérum.

Fique atenta à Cor, Cheiro e Viscosidade 

A viscosidade e a cor dos sérum são aspectos fundamentais que alertam quando o sérum já não é seguro de utilizar. Um sérum de Vitamina C para uso tópico que seja fresco e de qualidade deve ser incolor ou com um tom de amarelo muito pálido.

Um sérum quando é fresco e de qualidade deve ser incolor ou amarelo muito pálido, e não deve apresentar cheiro.

Ao longo do tempo e com o uso, ao ficar mais exposto ao ar e a luz, o sérum começa a oxidar, e na consequência disso o sérum ganha uma cor mais escura e um ligeiro cheiro que é indicador que está a perder eficácia.

Em relação à viscosidade, quanto mais viscoso for o sérum, mais proteção têm contra o processo de oxidação da Vitamina C.

Ter sempre muita atenção, pois ao longo do tempo e com o uso, o sérum fica com uma cor  acastanhada, com cheiro mais intenso e com uma consistência mais líquida e é um sinal que está na hora de trocar o sérum.

Cuidado com a Exposição à Luz

O sérum quando formulado com Vitamina C é extremamente sensível a luz, ao ar e ao calor por isso a escolha da embalagem é essencial para a durabilidade das suas propriedades.

Mantenha sempre os seus séruns, em especial os que contêm Vitamina C, num lugar arejado e afastado da luz.

Evite comprar embalagens transparentes, estas costumam ser mais baratas mas reduzem significativamente a vitalidade do sérum.

Para extra proteção poderá embrulhar o seu frasco em folha de alumínio.

Atenção aos Niveis de Acidez (ph)

O pH é um dos factores mais importantes a ter em conta quando estamos a criar a nossa fórmula manipulada.

Os séruns de Vitamina C comercializados têm um pH entre os 2.8 e os 3.4 e vamos agora perceber o porquê disso ser tão importante.

A nossa pele é conhecida por ter um nível de pH quase neutro, com valores entre os 5,5 e os 6,5 portanto, se formos usar um produto que tenha um pH muito baixo, ou seja mais ácido, irá causar irritação ou até queimar a pele.

Por experiência própria, os séruns de vitamina C caseiros, têm tendência a apresentar valores demasiados ácidos, daí o perigo.

Mas se quiser experimentar na mesma, aconselho a comprar umas fitas de medição do pH e medir sempre o pH do sérum antes de colocar na sua pele.

Ingredientes Chave para fazer um Serum Caseiro 

frasco com laranjas

Base Anidra

Anidra é um termo geral utilizado para caracterizar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou que contém muito pouca água na sua composição.

Foi comprovado que a Vitamina C oxida-se facilmente em preparações que contêm água na sua composição. Dito isto, para aumentar a durabilidade do seu sérum, substitua a água na sua composição por silicones.

Ácido Ferúlico

O ácido Ferúlico é um antioxidante à base em plantas muito utilizado em produtos cosméticos de anti-aging. Tem a capacidade de impulsionar a eficácia de outro antioxidantes, como as vitaminas A, C e E

Porque é que importante? Porque ele que vai ajudar a estabilizar a Vitamina C, ao mesmo tempo que aumenta a sua fotoproteção contra os radicais livres, que por vez refere-se a capacidade de minimizar os danos provocados pelo sol.

Ácido Hialurônico 

água

Este é um dos meus ingredientes favoritos, tenho que admitir.

O ácido hialurônico é um ingrediente poderosíssimo pois consegue reter até 1000 vezes o seu peso em água! Por isso é considerado o super-homem dos ingredientes.

Ele permite manter a pele hidratada e preenchida, o que não é só ideal se você sofrer de pele seca, mas também pode te ajudar a prevenir os primeiros sinais de idade (envelhecimento precoce).

É verdade, se você não sabia, a hidratação é a chave para manter a sua pele jovem e suavizar as indesejáveis linhas de expressão e rugas !

Na verdade o seu corpo já produz naturalmente ácido hialurônico mas infelizmente, com a idade, vai se produzindo cada vez menos quantidade e então é comum encontrarmos este ingrediente na maioria dos produtos de anti-aging (anti-idade).

Ácido Salicílico

Esse ácido é destacado pelos seus maravilhosos poderes contra a acne (espinhas). Consegue esfoliar a pele de forma super rápida e eficaz, tendo uma função secativa que impede o aparecimento de novas espinhas e que reduz também os pontos negros e brancos, dando assim um ar mais fresco, limpo e maravilhoso à sua pele.

Ácido Ascórbico

citrinos

Mais conhecido por Vitamina C, é um nutriente essencial para a pele. O que muita gente não sabe, é que este ácido é recheado de benefícios, desde as suas propriedades anti-inflamatórias, até a total reparação, proteção e revitalização da pele.

Vitamina E

A Vitamina E é um antioxidante que quando aliado com a Vitamina C, forma uma arma imbatível contra os sinais de envelhecimento da sua pele, hidratando, reparando e protegendo a pele contra a luz ultravioleta e radicais livres.

Ácido Ferúlico

Esse é outro antioxidante à base de plantas, presente em quase todos os séruns de Vitamina C, pois tem a capacidade de impulsionar a eficácia de outros antioxidantes como a Vitamina A, C e E.

Aloé Vera (Babosa)

planta de aloe vera

É um ingrediente natural, conhecido há décadas pelas suas propriedades curativas e medicinais.

O gel obtido desta planta é constituído por 99% de água e um por um variado conjunto de vitaminas, minerais e aminoácidos. Ideal para tratar os primeiros sinais de envelhecimento, queimaduras, acne ou hidratar profundamente a pele.

Retinol

É um derivado da Vitamina A e é conhecido por ser um potente antioxidante e um grande aliado na produção de colágeno, promovendo a renovação celular, o que irá diminuir as rugas e linhas de expressão.

Atenua a hiperpigmentação presente no rosto, e além disso, hidrata, ilumina e reduz a acne. Por ser um ingrediente ativo concentrado, é aconselhado falar primeiro com o seu médico dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento com retinol.

Chá verde

chá verde

É considerado um dos chás menos processados do mercado, o que permite manter a maioria das suas propriedades medicinais.

Esse chá é anti-inflamatório, antibacteriano e altamente concentrado em antioxidantes que oferecem uma poderosa renovação a nível celular.

Contem Vitamina B2 e Vitamina E, dois componentes essenciais para deixar a pele saudável. A Vitamina B2 promove a produção de colágeno, o que por sua vez, aumenta a elasticidade da pele.

Já a vitamina E ajuda na regeneração das células, deixando a  pele mais firme, hidratada e suave.

Niacinamide

Também conhecida por Vitamina B3, ajuda na renovação e restauração da superfície da pele, melhorando visivelmente a aparência das rugas, das linhas de expressão, a falta de brilho e a flacidez.

Ajuda a manter o nível de hidratação necessária para uma pele saudável, uniforme, hidratada e radiante.

Rosa-Mosqueta

É um óleo de origem natural que estimula a renovação celular, acelera a cicatrização e ajuda a pele a recuperar de queimaduras. Pela mesma razão, também pode ser ótimo para suavizar estrias, manchas e sinais de envelhecimento, nutrindo sua pele em profundidade.

Receita Caseira para fazer um Serum de Vitamina C Manipulado

receita caseira

1. Prepare os seguintes Ingredientes e Material

1/2 colher de chá de Vitamina C em pó;

1 colher de sopa de água destilada quente (não borbulhando);

 2 colheres de sopa de glicerina vegetal ou de um óleo não comedogênico. 

1/4 colher de chá de óleo de vitamina E;

 5 a 6 gotas de um óleo essencial de sua escolha, como de rosa, lavanda, frankincense ou de gerânio;

 Colheres de medição;

 Tigela para misturar os ingredientes;

Utensílio para misturar os ingredientes, como um garfo ou um batedor pequeno;

 Um pequeno funil para transferir o sérum para o recipiente de vidro;

Um recipiente de vidro de cor escura para armazenar o sérum.

2. Coloque a Vitamina C em água quente

Dissolva os ingredientes colocando uma colher de sopa de água quente na tigela e, em seguida, adicione meia colher de vitamina C. Misture com um garfo ou batedor.

3. Adicione Glicerina vegetal ou óleo à sua mistura

Misture duas colheres de sopa de glicerina vegetal ou óleo. Adicione a glicerina vegetal ou o óleo não comedogênico na mistura de água com vitamina C

4. Junte a Vitamina E

Adicione um quarto da colher de chá de óleo de vitamina E.

5. Misture até que fique homogéneo

Use o batedor ou um garfo para misturar o óleo com a vitamina C em pó e a água, até que todos os ingredientes fiquem bem combinados. Lembre-se de que o óleo se separa da água com o tempo, portanto, será necessário sempre agitar o sérum antes de usar.

6. Conserve num recipiente de vidro

Use o funil para transferir o produto para o recipiente de vidro. Também pode ser benéfico usar uma espátula para raspar o excesso da tigela e colocar no funil. Tampe o frasco depois de transferir todo o sérum.