★ O que é Melasma: Tem cura e quais os tratamentos?

O que é Melasma? Tem Cura? Quais são os melhores Tratamentos?

O que é Melasma? Trata- se de uma condição dermatológica que pode se tornar um verdadeiro problemão para mulheres e homens de todo o mundo afetando muito a sua autoestima.
Neste artigo, vamos esclarecer tudinho sobre o melasma, incluindo:

☆ Quais os tipos de melasma?

☆ Como identificar o melasma no rosto?

☆ Quais as suas principais causas?

Qual o melhor tratamento?

Como evitar?

Porquê o aparecimento das manchas na gravidez?

☆ Esse problema existe cura?

Ad

O melasma é conhecido pelo aparecimento de manchas escuras que surgem na pele. Essa é uma condição que também pode ser extrafacial, ou seja, pode aparecer nos braços, pescoço e colo. Normalmente, afeta mais mulheres, mas não significa que o público masculino esteja fora dessa estatística.

Muitas das vezes o melasma pode estar relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, a gravidez e, principalmente a exposição solar. E tem ainda muito mais…

Fique sabendo, que nos homens, o fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo a luz visível.

Mas não é só isso não…

A exposição aos raios solares e principalmente a predisposição genética pode ser a cereja do bolo para o surgimento das manchas do melasma. Ainda ficou com dúvidas sobre essa condição dermatológica? Fiquem comigo que já vou tirar todas as suas dúvidas!

Para entendermos melhor sobre os tipos de melasma, precisamos levar em conta o fato de que as causas concretas do melasma ainda não são totalmente conhecidas. Mas ainda assim, podemos ter uma breve noção, de uma forma simples, que quando ocorre o aumento da atividade de melanócitos (elas são células que produzem melanina na epiderme) ocorre um acréscimo no depósito deste pigmento nos queratinócitos (que são células que formam a epiderme). Entendeu?

Tudo passa pelo processo da nossa pele. Então, para você pode po noção mais ampla a respeito dos tipos de melasma, vamos ver quais eles são:

  • EPIDÉRMICO - é quando a melanina se forma e se instala na primeira camada da pele (epiderme) poderíamos até dizer que é um tipo de melasma superficial..
  • DÉRMICO - talvez, esse seja o tipo de melasma mais preocupante e incômodo, pois se instala na camada mais profunda da pele (a derme) deixando, por questões estéticas,o melasma mais acentuado. E não é só isso, torna-se também mais difícil de as manchas serem tratadas
  • MISTO - agora, este tipo de melasma, afeta tanto a camada superficial como a profunda da pele. Que também requer tratamento minucioso.

Como Identificar o Melasma no Rosto?

Muita calma nesse momento! Vamos aprender a identificar o melasma no rosto, ok?

Muito bem, o melasma são manchas escuras ou em tons acastanhado que surgem no rosto. Principalmente, nas maçãs do rosto, nariz e no buço. Como já tinha falado antes, essas manchas podem também surgir nos braços, pescoço e colo.

Todas as pessoas que tem essa condição precisam estar atenta para o tipo de tratamento que irão recorrer para não haver o agravamento das manchas, tudo bem?

Nunca esqueça que essa é uma condição muito delicada e requer tratamento com um profissional certificado. E claro, o seu dermatologista irá, mediante alguns procedimentos, detectar qual o tipo de melasma você tem.

Principais Causas do Melasma

Bem, vou começar por dizer que causa específica para o melasma não há. Mas segundo estudos realizados, a exposição solar pode ser o fator principal ativador de tais manchas. Seguindo estimativas, anticoncepcionais, questões genéticas, algumas doenças e até a gravidez, podem potencializar o surgimento do melasma.
Mas você sabia que não é todo mundo que tem essa predisposição?! Por exemplo, pessoas de pele mais escura são as mais favorecidas. E 90% dos casos acomete as mulheres, e a exposição excessiva ao sol também contribui bastante.

Qual o Melhor Tratamento para o Melasma?

A pergunta que mais recebo:"Oh Isabela, como tirar manchas do rosto?"

Não poderia falar de tratamento sem antes falar do profissional específico que você tem que procurar para fazer o seu tratamento de pele: o dermatologista. É claro que ele irá acompanhar e indicar os melhores procedimentos que se adequam ao seu tipo de pele e intensidade do melasma, ok? Para iniciar o tratamento, as orientações iniciais são sempre as mesmas: proteção contra os raios ultravioletas e à luz visível, que deve ser redobrada quando for iniciar o tratamento. Então, vamos lá conhecer quais os "queridinhos" de tratamentos  para o melasma?

Primeiro, o que considero como a melhor opção de tratamento contra o melasma, é o uso de séruns despigmentantes, pois como vocês já sabem, eu adorooo séruns e acredito mesmo que eles são o futuro da cosmética! Pela questão prática de aplicação, pelos seus ínumeros benefícios para a nossa pele que vão para além do tratamento do problema, porque são muito mais acessíveis do que outros tantos tratamentos que existem por aí! E principalmente, porque resultou comigo…  Então certamente resultará com você.

Gente, existe um sérum em específico que eu definitivamente tenho de partilhar com vocês! Trata-se do sérum Dermage C 20, que é uma opção super eficaz e rápida no combate ao aparecimento de melasma no rosto. E porquê? Pelo fato da sua altíssima taxa de concentração de Vitamina C pura, que promove diretamente o efeito despigmentante pretendido. Além disso, contém também Ácido Ferúlico e Vitamina E na sua composição que ajuda a combater os sinais de envelhecimento, além de devolver a luminosidade e vitalidade do seu rosto. Maravilhoso, né?!

Ad

Melasma: Tratamentos para clarear o rosto

E não é só isso, temos também outras opções de tratamentos, e portanto de mais longa demora em relação aos resultados, mas também eficazes para o melasma do seu rosto. Eles são:

  • Peelings e aplicação de luzes ou lasers
  • Nunca esqueça e é importante salientar que, o conjunto de medidas que prevê o tratamento do melasma consiste em clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
  • Fotoproteção
  • Incentiva a usar um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas. No conceito atual de tratamento do melasma, diz-se que o uso de filtros solares ajuda a estabilizar e beneficia um resultado satisfatório. A colocação de cremes a base de hidroquinona, ácido azelaico são muito benéficos.
  • O uso de cremes a base de hidroquinona, ácido azelaico são muito benéficos.
  • Atenção: a utilização de cremes no tratamento do melasma pode demorar em torno de 2 a 3 meses até se ver um resultado visível. Existem casos, que demoram até um ano! Então, para potencializar o efeito dos cremes, é muito importante a fotoproteção, ok?
  • Existem outras fontes de energia luminosa que podem te  ajudar como medidas para o clareamento do melasma. Agora preste muita atenção: esta forma de tratamento deve ser feita com muito cuidado para não gerar mais pigmentação.

Como Evitar as Manchas de Melasma no Rosto? 

A principal prevenção, e pode parecer muito boba, será proteger o rosto com filtro solar, mesmo no inverno. A importância de um protetor solar físico, ou seja, de dióxido de titânio e ácido de zinco são essenciais contra a luz visível.

Agora, como eu sou sua SUPER amiga, vou te dar uma dica de ouro: um dos melhores séruns que já testei que tem a função de protetor solar e por isso de prevenção contra as manchas é o Ivy C UV! O fator de proteção desse sérum é 30 e os ingredientes ativos que que compõem ele são a combinação perfeita para combater problemas de hiperpigmentação como é o caso do melasma. Esses ingredientes são a Vitmina C, (CLAROOO), o Ácido Hialurônico e o Retinol (também conhecido como vitamina A).

E como eu lhes digo sempre, a prevenção é mesmo o melhor remédio, por isso, dê um hipótese para essa maravilha e você vai ver o que ela pode fazer pela sua pele e por si!

Há ainda outra coisa: os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão) . Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele ou o melasma, ok? Só assim você tem noção de como proteger o seu rosto dos raios solares ruins ☺️.

Gravidez e Melasma

Acredito que essa é a parte mais interessante desse artigo porque todos nós, ao nos depararmos com o assunto do melasma, nos lembramos logo de algumas grávidas que ficam com aquelas manchas escuras no rosto, e nos perguntamos: POR QUE SURGE O MELASMA NA GRAVIDEZ?

Ok, então vamos lá!

Você já reparou que quando a mulher está grávida, o mamilo, a vulva e a linha do meio da barriga ficam escurecidos? Pois é, essa é uma característica fisiológica própria do organismo nessa fase da gravidez.

Devido as predisposições,ou seja, essa grávida já pode apresentar tendência ao melasma e fica então, com a pigmentação do seu rosto alterada, deu pra entender? Ou simplesmente pelas condições fisiológicas nessa fase, como dito anteriormente. O fato é que tenho amigas que nunca tinham tido melasma, e durante a gravidez tiveram… E depois da gravidez sumiu!

Então, é muito importante nessa fase, procurar um dermatologista e ele, com certeza, já conhecendo seu histórico, e depois de várias avaliações,irá indicar o melhor produto de forma a não prejudicar o seu bebê.

Melasma tem Cura?

Já estava ansiosa para saber se melasma tem mesmo cura, não é verdade?

Infelizmente, ainda não existe cura para o melasma.

"Mas, e agora, vou passar o resto da minha vida com essas manchas no rosto!?”.

Você deve estar pensando. Calma querida! Vou te explicar direitinho.

Apesar de não doer, nem coçar, e nem trazer riscos a saúde, pode sim ser amenizado com tratamento "constante" e muitos cuidados. Cuidados esses que devem ser diários e que com certeza farão a diferença na rotina do seu rosto de agora em diante.

Ahh, e claro, não poderia terminar este artigo sem antes lhe recomendar o sérum que eu considero que resulta de forma mais duradoura no tratamento do melasma. Para mim, ele é mesmo o melhor dos melhores! Trata-se do NeoStrata, um sérum reconhecido mundialmente pela sua formulação inovadora e efeito esfoliante. Mas o mais importante é mesmo o agente despigmentante super potente que se encontra na fórmula do NeoStrata, que será com certeza o seu maior aliado para eliminar todas as manchas escuras presentes tanto no rosto como nas mãos, pescoço ou decote. Assim você vai conseguir obter uma coloração uniforme e natural, devolvendo toda a luz à sua pele. Que ela bem merece né?!

Para terminar, e se ficou interessada em saber mais sobre os os ativos que ajudam a combater o melasma, eu vou deixar aqui eles listados e com uma breve descrição, para que não lhe falte nada mesmo querida. Confere:

  • Ácido azelaico = Não age no pigmento normal da pele, mas sim quando há excesso de pigmentação, inibindo uma enzima  chamada de "tirosinase", que atua e estimula o processo de produção de melanina.
  • Ácido retinoico = Esse ácido não tem ação clareadora direta, mas age na melhora da renovação celular da sua pele, fazendo ela ficar mais jovem, o que já é maravilhoso, vamos combinar rsrs… Agora atenção: esse ácido é fotossensível, o que significa muita cautela e orientação de um médico. O fotoprotetor é primordial.
  • Ácido glicólico = Esse ácido tem características esfoliantes, ou seja, quebra e diminui as células da primeira camada da pele. Como diminui a espessura da pele, é um complemento para atuar contra as manchas.
  • Ácido Kójico = Potente despigmentante e derivado de várias espécies fúngicas, é considerado extremamente importante para o tratamento de manchas. E babem meninas(os)!: É permitido durante o verão e em períodos gestacionais!

Espero que te tenha ajudado a tirar as suas dúvidas sobre o melasma.

A gente se vê no próximo artigo com mais novidades e dicas!

“Eu, você e vitamina C, o nosso maior prazer.”

Ad

Cosmetologista

Formada em Farmácia, possui um Master em "Cosmética y Dermofarmácia" no CESIF (Centro de Estudios Superiores de la Industria Farmacéutica) de Barcelona. Apaixonada pelos ativos de cada produto e até por manipulações cosméticas, pode contar com ela para tirar todas as suas dúvidas e para acessar a conteúdo científico bem aprofundado em cada matéria.

About the Author