O que é Melasma? Trata- se de uma condição dermatológica que pode se tornar um verdadeiro problemão para mulheres e homens de todo o mundo afetando muito a sua autoestima.
Neste artigo, vamos esclarecer tudinho sobre o melasma, incluindo:
☆ Quais os tipos de melasma?
☆ Como identificar o melasma no rosto?
☆ Quais as suas principais causas?
☆ Qual o melhor tratamento?
☆ Como evitar?
☆ Porquê o aparecimento das manchas na gravidez?
☆ Esse problema existe cura?
Ad
O melasma é conhecido pelo aparecimento de manchas escuras que surgem na pele. Essa é uma condição que também pode ser extrafacial, ou seja, pode aparecer nos braços, pescoço e colo. Normalmente, afeta mais mulheres, mas não significa que o público masculino esteja fora dessa estatística.
Muitas das vezes o melasma pode estar relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, a gravidez e, principalmente a exposição solar. E tem ainda muito mais…
Fique sabendo, que nos homens, o fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo a luz visível.
Mas não é só isso não…
A exposição aos raios solares e principalmente a predisposição genética pode ser a cereja do bolo para o surgimento das manchas do melasma. Ainda ficou com dúvidas sobre essa condição dermatológica? Fiquem comigo que já vou tirar todas as suas dúvidas!
Tabela de Conteúdos
O que é Melasma e que tipos existem?

Para entendermos melhor sobre os tipos de melasma, precisamos levar em conta o fato de que as causas concretas do melasma ainda não são totalmente conhecidas. Mas ainda assim, podemos ter uma breve noção, de uma forma simples, que quando ocorre o aumento da atividade de melanócitos (elas são células que produzem melanina na epiderme) ocorre um acréscimo no depósito deste pigmento nos queratinócitos (que são células que formam a epiderme). Entendeu?
Tudo passa pelo processo da nossa pele. Então, para você pode po noção mais ampla a respeito dos tipos de melasma, vamos ver quais eles são:
Como Identificar o Melasma no Rosto?
Muita calma nesse momento! Vamos aprender a identificar o melasma no rosto, ok?
Muito bem, o melasma são manchas escuras ou em tons acastanhado que surgem no rosto. Principalmente, nas maçãs do rosto, nariz e no buço. Como já tinha falado antes, essas manchas podem também surgir nos braços, pescoço e colo.
Todas as pessoas que tem essa condição precisam estar atenta para o tipo de tratamento que irão recorrer para não haver o agravamento das manchas, tudo bem?

Nunca esqueça que essa é uma condição muito delicada e requer tratamento com um profissional certificado. E claro, o seu dermatologista irá, mediante alguns procedimentos, detectar qual o tipo de melasma você tem.
Principais Causas do Melasma

Bem, vou começar por dizer que causa específica para o melasma não há. Mas segundo estudos realizados, a exposição solar pode ser o fator principal ativador de tais manchas. Seguindo estimativas, anticoncepcionais, questões genéticas, algumas doenças e até a gravidez, podem potencializar o surgimento do melasma.
Mas você sabia que não é todo mundo que tem essa predisposição?! Por exemplo, pessoas de pele mais escura são as mais favorecidas. E 90% dos casos acomete as mulheres, e a exposição excessiva ao sol também contribui bastante.
Qual o Melhor Tratamento para o Melasma?

A pergunta que mais recebo:"Oh Isabela, como tirar manchas do rosto?"
Não poderia falar de tratamento sem antes falar do profissional específico que você tem que procurar para fazer o seu tratamento de pele: o dermatologista. É claro que ele irá acompanhar e indicar os melhores procedimentos que se adequam ao seu tipo de pele e intensidade do melasma, ok? Para iniciar o tratamento, as orientações iniciais são sempre as mesmas: proteção contra os raios ultravioletas e à luz visível, que deve ser redobrada quando for iniciar o tratamento. Então, vamos lá conhecer quais os "queridinhos" de tratamentos para o melasma?
Primeiro, o que considero como a melhor opção de tratamento contra o melasma, é o uso de séruns despigmentantes, pois como vocês já sabem, eu adorooo séruns e acredito mesmo que eles são o futuro da cosmética! Pela questão prática de aplicação, pelos seus ínumeros benefícios para a nossa pele que vão para além do tratamento do problema, porque são muito mais acessíveis do que outros tantos tratamentos que existem por aí! E principalmente, porque resultou comigo… Então certamente resultará com você.
Gente, existe um sérum em específico que eu definitivamente tenho de partilhar com vocês! Trata-se do sérum Dermage C 20, que é uma opção super eficaz e rápida no combate ao aparecimento de melasma no rosto. E porquê? Pelo fato da sua altíssima taxa de concentração de Vitamina C pura, que promove diretamente o efeito despigmentante pretendido. Além disso, contém também Ácido Ferúlico e Vitamina E na sua composição que ajuda a combater os sinais de envelhecimento, além de devolver a luminosidade e vitalidade do seu rosto. Maravilhoso, né?!
Ad
Melasma: Tratamentos para clarear o rosto

E não é só isso, temos também outras opções de tratamentos, e portanto de mais longa demora em relação aos resultados, mas também eficazes para o melasma do seu rosto. Eles são:
Como Evitar as Manchas de Melasma no Rosto?

A principal prevenção, e pode parecer muito boba, será proteger o rosto com filtro solar, mesmo no inverno. A importância de um protetor solar físico, ou seja, de dióxido de titânio e ácido de zinco são essenciais contra a luz visível.
Agora, como eu sou sua SUPER amiga, vou te dar uma dica de ouro: um dos melhores séruns que já testei que tem a função de protetor solar e por isso de prevenção contra as manchas é o Ivy C UV! O fator de proteção desse sérum é 30 e os ingredientes ativos que que compõem ele são a combinação perfeita para combater problemas de hiperpigmentação como é o caso do melasma. Esses ingredientes são a Vitmina C, (CLAROOO), o Ácido Hialurônico e o Retinol (também conhecido como vitamina A).
E como eu lhes digo sempre, a prevenção é mesmo o melhor remédio, por isso, dê um hipótese para essa maravilha e você vai ver o que ela pode fazer pela sua pele e por si!
Há ainda outra coisa: os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão) . Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele ou o melasma, ok? Só assim você tem noção de como proteger o seu rosto dos raios solares ruins .
Gravidez e Melasma

Acredito que essa é a parte mais interessante desse artigo porque todos nós, ao nos depararmos com o assunto do melasma, nos lembramos logo de algumas grávidas que ficam com aquelas manchas escuras no rosto, e nos perguntamos: POR QUE SURGE O MELASMA NA GRAVIDEZ?
Ok, então vamos lá!
Você já reparou que quando a mulher está grávida, o mamilo, a vulva e a linha do meio da barriga ficam escurecidos? Pois é, essa é uma característica fisiológica própria do organismo nessa fase da gravidez.
Devido as predisposições,ou seja, essa grávida já pode apresentar tendência ao melasma e fica então, com a pigmentação do seu rosto alterada, deu pra entender? Ou simplesmente pelas condições fisiológicas nessa fase, como dito anteriormente. O fato é que tenho amigas que nunca tinham tido melasma, e durante a gravidez tiveram… E depois da gravidez sumiu!
Então, é muito importante nessa fase, procurar um dermatologista e ele, com certeza, já conhecendo seu histórico, e depois de várias avaliações,irá indicar o melhor produto de forma a não prejudicar o seu bebê.
Melasma tem Cura?

Já estava ansiosa para saber se melasma tem mesmo cura, não é verdade?
Infelizmente, ainda não existe cura para o melasma.
"Mas, e agora, vou passar o resto da minha vida com essas manchas no rosto!?”.
Você deve estar pensando. Calma querida! Vou te explicar direitinho.
Apesar de não doer, nem coçar, e nem trazer riscos a saúde, pode sim ser amenizado com tratamento "constante" e muitos cuidados. Cuidados esses que devem ser diários e que com certeza farão a diferença na rotina do seu rosto de agora em diante.
Ahh, e claro, não poderia terminar este artigo sem antes lhe recomendar o sérum que eu considero que resulta de forma mais duradoura no tratamento do melasma. Para mim, ele é mesmo o melhor dos melhores! Trata-se do NeoStrata, um sérum reconhecido mundialmente pela sua formulação inovadora e efeito esfoliante. Mas o mais importante é mesmo o agente despigmentante super potente que se encontra na fórmula do NeoStrata, que será com certeza o seu maior aliado para eliminar todas as manchas escuras presentes tanto no rosto como nas mãos, pescoço ou decote. Assim você vai conseguir obter uma coloração uniforme e natural, devolvendo toda a luz à sua pele. Que ela bem merece né?!
Para terminar, e se ficou interessada em saber mais sobre os os ativos que ajudam a combater o melasma, eu vou deixar aqui eles listados e com uma breve descrição, para que não lhe falte nada mesmo querida. Confere:
Espero que te tenha ajudado a tirar as suas dúvidas sobre o melasma.
A gente se vê no próximo artigo com mais novidades e dicas!
“Eu, você e vitamina C, o nosso maior prazer.”
Ad
Cosmetologista
Formada em Farmácia, possui um Master em "Cosmética y Dermofarmácia" no CESIF (Centro de Estudios Superiores de la Industria Farmacéutica) de Barcelona. Apaixonada pelos ativos de cada produto e até por manipulações cosméticas, pode contar com ela para tirar todas as suas dúvidas e para acessar a conteúdo científico bem aprofundado em cada matéria.